E você, também quer morrer pela boca igual a peixe.

Talvez seja correto dizer que um dos prazeres da vida é comer, para muitos isso pode significar que
está liberado ingerir tudo que é gostoso (degustação) e quando se tem vontade. Bom, já foi tempo
que a coisa podia ser vista dessa maneira descompromissada , onde a alimentação era desvinculada
da saúde.
Para se ter uma ideia, uma das preocupações atuais dos governantes de vários países refere-se a
questão da obesidade da população uma vez que pode ser o grande fator que desencadeia outras doenças como a hipertensão arterial e o Diabetes. Atualmente a obesidade é também considerada
uma doença.

Os mais jovens não se lembram ou não sabem que no tempo de escola dos seus pais e avós, existia
nas escolas uma cantina que na hora do recreio vendia tudo que era tipo de guloseimas, muitas balas,
doces, refrigerantes,  biscoitos recheados e salgados, me parece que hoje em dia apenas algumas es-
colas da rede particular de ensino mantém as cantinas. O motivo para essa mudança de comportamento foi que a obesidade infantil se configurou em uma ¨epidemia mundial ¨, com
graves repercussões no desenvolvimento da criança e na sua mobilidade corporal.

Mas como frear a vontade de comer sem parar? Se fóssemos um robô, ele estaria programado
para andar, falar e abrir a boca, no caso dos humanos também possuem um controle que pode ser
treinado para abrir a boca em determinados intervalos, tratá-se do nosso centro nervoso da fome
no cérebro, capaz de controlar o apetite e a saciedade. Quando nos condicionamos a comer em
determinados horários, o cérebro se acostuma, ou podemos enganá-lo bebendo liquídos ou
ingerindo um alimento de baixa caloria até o momento da refeição principal. É muito impor-
tante criar hábitos alimentares e promover a escolha por uma alimentação balanceada.

A reeducação alimentar é o cerne do problema, quando a criança por exemplo, tem o seu desenvolvimento acompanhado por uma pediatra que trabalha na linha de introduzir nas
primeiras refeições da criança, alimentos naturais, verduras, legumes e frutas, a criança se
habitua àquele paladar e quando adolescente não vai se importar de comer salada, brócolis
ou batata-doce. Isso não acontece em famílias que liberam a geladeira e a dispensa geral
para os filhos que fazem brigadeiro, pipocas e abrem vários pacotes de biscoitos durante
o dia e almoçam miojo porque já biliscaram o dia todo. Voltando à reeducação alimentar,
devemos abolir o conceito que comer bem é comer muito, comer bem pode ser comer
até pouca quantidade, porque para os nutricionistas, o que mais importa é o valor nutricional
dos alimentos que você consome, em outras palavras, se o seu alimento supre às necessidades
básicas de funcionamento do seu organismo.


Basicamente, a alimentação humana deve se concentrar em ingestão de alimentos ricos em
proteínas ( leite,ovos , carnes ,leguminosas), vitaminas e minerais ( vegetais frescos, cereais
e frutas) e em bem menos quantidade carboidratos e lipídeos ( massas, farinhas, tubérculos e
óleos/gorduras).

E os sorvetes, chocolates e refrigerantes que são tão gostosos, o que fazemos com eles. A
princípio, se o seu médico não proibir, podemos ser coerentes e consumir por exemplo, os
refrigerantes aos finais de semana ou apenas um copo no almoço ou no jantar, o chocolate
pode deixar para comer após uma atividade física ou antes de uma prova escrita pelo fato
de ser muito energético e liberar hormônios de prazer (serotonina) , talvez dois bombons
ou metade de uma barra e os sorvetes, eu sei, muitos têm leite, pode deixar para o fim
de tarde, dia sim, dia não, no dia que não é para tomar sorvete coma uma barra de cereal,
uma gelatina ou um biscoito com cereais integrais como sugestão, é claro, pois cada
pessoa tem um metabolismo diferente e o melhor é sempre procurar um nutrólogo
para elaborar a sua dieta cientificamente, se for o caso.

Hoje, aos meus 58 anos de vida, não se trata de vaidade nem beleza, pois sei que não sou
nenhum Alan Dellon, mais me sinto muito bem , a saúde plena veio, desde garoto de fazer
esporte, procurar comer pouca fritura, ingerir frutas, comer salada , raízes tomar sucos e
o maior segredo para hidratar e crescer ou se manter ( renovação celular), quem puder,
vale a pena: vitamina C diariamente (antioxidante) , colágeno hidrolisado em cápsulas
(para a pele, maior orgão do corpo), omega 3,6,9 ( para atividade cerebral) e água de
coco (osmose celular-energia e hidratação)>.

Para finalizar, um breve relato, quando eu morava em casa, em São Gonçalo-RJ, eu tive
um cão da raça Fila Brasileiro, aquele cachorro grandão, saindo à rua para passear com
ele, eu parei na esquina para tomar uma água de coco na birosca, o moço da tenda abriu
o coco para mim e enquanto eu bebia no canudinho, ele resmungou, o senhor sabe que
essa água é um santo remédio, concordei e ele emendou e esse Fila é do senhor, respondi
que sim outra vez. O homem me fitou com o olhos e me disse , os meu três Filas estão
duas vezes maior que o do senhor, eu disse,mas como meu cão é grande, ele abriu a carteira
e me mostrou a foto dos seus cachorros enormes e foi dizendo, todos os dias, a água de
coco que sobra aqui na venda eu dou aos meus cachorros desde pequenos e eles foram
crescendo robustos e orgulhoso concluiu, hoje eles estão uns touros.


Fiquei com aquela ideia na cabeça, até que no início do ano, um aluno meu , ao final da aula,
foi tirar uma dúvida comigo, comentou que estava treinando forte na academia para ser um
lutador de Jiu-jitsu e queria ganhar massa muscular. Eu comentei mais ou menos rápido a respeito
da forma que poderia ser adequada ao seu treino e sem querer, no final recomendei, ah, todos
os dias tome uma água de coco que você vai se desenvolver muito. O tempo passou e o rapaz
ao término do ano letivo foi aprovado na minha disciplina_ Biologia. Eu apertei a sua mão
e falei, você fez o que eu pedi, ele mandou essa, claro, prof. vou dar mole. Eu sorri e falei,
você está um touro.

                                                     


                                                           

Comentários

  1. Leia o blog e escolha: Você prefere morrer rápido pela boca
    como um peixe ou ficar forte como um touro e viver muitos
    anos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Nossa intenção é proporcionar aos leitores, uma experiência atualizada sobre os fatos globais que possam ser discutidos
e possam provocar reflexões sobre o modelo de sustentabilidade
que desejamos adotar para garantir agora e no futuro a qualidade
de vida para todas as espécies da Terra.