UMA MULHER LUTA PARA SALVAR "UM LUGAR ÚNICO" NA ILHA DE SUMATRA.

Farwiza Farhan: Lutando para salvar a biodiversidade de Sumatra
Há apenas um lugar no mundo onde orangotangos, rinocerontes, elefantes e tigres ainda coexistem na natureza.
A ativista ambiental Farwiza Farhan está lutando para proteger esta última área selvagem, o Leuser Ecosystem de Sumatra.
Em 2012, sua ONG, Yayasan HAkA, processou uma empresa de de fazendeiros que havia desmatado sob uma licença ilegalmente emitida.
Ela diz que é movida por um sentimento de injustiça que ninguém está falando sobre a vida selvagem.

Na floresta tropical intocada ...

“Imagine ficar de pé sob um dossel muito grande e você olha para cima - você pode ouvir o hornbill passar voando. E então você olha em volta e ouve o som de gibões ecoando pela floresta, chamando seus territórios.
                                                                            


“Você vê o orangotango - a mãe e o bebê balançando de árvore em árvore - e entre toda essa vida selvagem diferente, você vê todos esses macacos diferentes gritando com você. Mas então, de momento a momento, você fica em silêncio quando mal ouve alguma coisa, antes que o eco da floresta volte à vida.
“À distância, às vezes, você pode ouvir o som das motosserras, você pode ouvir o som da destruição se aproximando. Você sabe que há algo que você pode fazer para impedir que isso aconteça. Você sabe que há algo que você pode fazer para impedir a motosserra de ir mais fundo na floresta.

Em se apaixonar pela natureza…

“Eu me tornei um conservacionista inicialmente porque assisti muitos programas da BBC Blue Planet. Eu me apaixonei pelo oceano, pelo recife de coral, quando eu era bem jovem e decidi no meu coração que isso era o que eu faria pelo resto da minha vida.
Desmatamento na Indonésia
“Então, quando me formei biólogo marinho, voltei para o mesmo recife de coral onde me apaixonei pela primeira vez no oceano, para vê-lo completamente destruído - tudo por causa da mudança climática - e isso realmente me fez Bravo.
“Então, na minha mente ingênua naquela época, pensei, talvez eu tente proteger as florestas. Talvez seja um pouco mais fácil, talvez eu só precise colocar uma cerca em volta e tudo ficará bem. E, claro, eu estava provado errado e outra vez.
                                                        Farwiza Farhan

Sobre ameaças ao ecossistema…

“A principal ameaça para o Ecossistema Leuser tem sido a pressão por exploração e desenvolvimento insustentável. Grandes empresas que querem cultivar óleo de palma - uma das culturas mais lucrativas do mundo - ameaçam dizimar este ecossistema muito frágil.
As pessoas locais estão sendo capacitadas para ajudar a proteger a floresta
“Quando se trata de óleo de palma, é uma questão bastante complexa. É muito difícil reduzi-lo a dizer: "Não compre óleo de palma ou compre apenas produtos sustentáveis" ou "boicote tudo". A maneira como vemos o óleo de palma - é apenas uma cultura que é tão lucrativa, e o problema é como a demanda impulsionou a expansão.

Óleo de palma: prós e contras?

O principal problema com o óleo de palma é sua governança - como os consumidores no mundo desenvolvido poderiam pressionar por um verdadeiro óleo de palma livre de conflitos em seu modo de consumo. Porque muitas vezes procuramos atalhos. Queremos um produto sustentável, mas não estamos dispostos a pagar por isso.
                                                           

Sobre o que os consumidores podem fazer ...

Vivemos na era da sobrecarga de informação. No passado, eu diria ler mais ou saber mais. Agora eu encorajaria as pessoas a se comprometerem a ver mais ou a experimentar mais lugares que estão sendo extintos.
“Lugares como Sumatra, a Amazônia, Madagascar. Esses são os lugares que estão sob enorme ameaça de exploração, incluindo o óleo de palma. Se você vir ao local e ver como está agora e ouvir sobre esse lugar no futuro, você teria uma conexão mais forte para saber o que fazer quando se trata de óleo de palma e desmatamento ”.
Farwiza Farhan ganhou um projeto do Prêmio Whitley em 2016 por seu trabalho.

Comentários