ENQUANTO 2020 VAI SAINDO DE CENA, A CIÊNCIA TRAZ BONS PRESSÁGIOS PARA O ANO-NOVO.

Nas derradeiras horas de 2020, confesso que postei muito menos no que no decorrer deste ano. Até encerrei minha conta no instagram e no messenger, para reduzir um pouco a minha exposição pública.

Foi como um "tiro paralisante" ver uma doença viral se espalhando pelo mundo e quase de repente, o contágio crescendo mesmo na cidade onde vivo, tendo notícia de pessoas conhecidas e admiradas pela sua história de vida, falecendo após dias ou semanas de sofrimento, até sem atendimento hospitalar. Muitos foram curados, mas a estrutura de pessoal de saúde sempre foi e continuou a ser precária aqui na minha cidade. Profissionais trabalhando dobrado e sem receber, muitas vezes os seus parcos salários/remunerações.

Cheguei a pensar em alguns momentos, que poderia perfeitamente morrer de Covid, algo tipo uma "neura" ou uma "nuvem amedrontadora" rondando meus pensamentos,muitas pessoas tiveram problemas de ansiedade e de saúde mental, não aconteceu só comigo.

                                      Veja as fotos da Cidade Maravilhosa (Rio de Janeiro).                 


Foi um ano difícil para a humanidade, em escala global, mas para mim duplamente complicado ficar isolado como telespectador dos crimes e desastres ambientais em todo mundo e especialmente no Brasil em relação ao desmatamento na Amazônia e no Pantanal- Uma baixa de "responsa" na biodiversidade do planeta.

Saber do empobrecimento das pessoas, da fome que assola os países pobres da África e da Ásia é desconfortável, mas saber que o meu país tem mais famílias vivendo na pobreza extrema, com um elevado nível de desemprego em meio ao aumento da violência do feminicidio, racismo, estupro, corrupção do poder público apenas nos coloca definitivamente na categoria de país subdesenvolvido e em liquidação para ser subserviente dos países ricos.

As cenas se repetem sempre, falta água, falta coleta regular de lixo, sobram lixões, o transporte público é insuficiente e depredado, as escolas mal equipadas e os desvios do dinheiro público é "aceitavel" até para os juízes. como um pequeno deslize. A população deseja um padrão de qualidade aceitável para os serviços públicos, agora estão fechando leitos de UTIs no momento de aumento de casos de Covid. Pode?

Foi bom me isolar, pessoas que conviveram comigo em algum momento, poderão se lembrar do meu respeito a liberdade de pensamento às ideias contrárias as minhas, dos momentos alegres que vivemos e confesso, sempre fiz questão de argumentar e fazer parte das decisões sem deixar de ficar atento ao valor do próximo/amigos.

Um simples mortal também tem seu valor, sem precisar dos holofotes, bastou para mim, assumir minha condição de cidadão e cumprir a minha missão (assumida no juramento da minha graduação que ficou marcado na memória): "Ensinar e Divulgar o conhecimento científico".

Nesse momento crucial, vai meu apelo a todos da sociedade ou humildemente, a quem possa interessar: "Acreditem na vacina, todos devem se vacinar contra o Covid".

A pesquisa científica e a produção de uma vacina são elaboradas dentro do mais alto rigor, são estabelecidas etapas, tudo é verificado dentro do laboratório, é controlado e até monitorado, depois reavaliado em detalhes e não há como uma equipe de pesquisadores/cientistas esquecerem-se das minúcias. Tive a oportunidade de passar um ano inteiro dentro do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels do Rio de Janeiro, convivendo com farmacêuticos, biólogos e biomédicos, super focados e concentrados em fazer todos os registros do seu trabalho profissional, uma rotina solitária e monótona. Um aprendizado que depois me deu bagagem para novas outras experiências em laboratórios.

Agora pensem em um laboratório de biossegurança máximo ( P4), no Brasil só existe nível P3- lá dentro tudo pressurizado, onde é produzido o imunizante para o Covid19 sem chance de qualquer dúvida que uma vacina aprovada não faça efeito, um ou outro pode ter um pequeno mal-estar, e só.

A VACINA É O NOSSO MAIOR PRESENTE POR LEVAR ÀS PESSOAS, O SENTIMENTO DE ESPERANÇA DE NOS LIVRARMOS DESSA DOENÇA EM 2021.

"A Ciência, mas do que cuidar da natureza humana, aumenta a nossa expectativa de vida na medida que leva a reboque junto com o cuidado, qualidade de vida".







Comentários

  1. "A Ciência, mas do que cuidar da natureza humana, aumenta a nossa expectativa de vida na medida que leva a reboque junto com o cuidado, qualidade de vida".

    ResponderExcluir
  2. Sem palavras, disseste tudo, privilégio é saber que profissionais com indiscutível competência e ética, como é a do Sr.Cyro Zucarino, que se coloca à disposição de retratar com profundo conhecimento, tudo sobre o que a humanidade carece em saber, pois todos os assuntos abordados no seu blog, é de interesse de qualquer pessoa existente no planeta .
    Um novo ano iniciará em algumas horas, sei que certas coisas no país e no mundo, causam desalentos, mas humildemente lhe peço, não desanimes de levar conhecimento a humanidade, pois sei que esse é um compromisso seu, de profissional honrado.
    É certamente a conscientização de trabalhos como o seu, será reconhecido, como já começa a ser, e atingirá nos próximos ano o interesse global.
    Porque o maior ato de amor é daquele que cuida e ensina a cuidar.
    Porque o planeta é de todos, mas bem aventurados sejam os que ensinam a cuidar dessa dádiva de Deus.
    Obrigado e PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  3. O blog é feito com essa intenção, ou seja alcançar as pessoas e ao mesmo convidá-las a uma reflexão sobre as coisas boas e as adversas de nossa sociedade. O rumo certo será contruído coletivamente.
    As palavras "doces" do seu comentário, alimentam o meu maior desejo com essa ferramenta chamada "blog", mensurar o quanto podemos nos sintonizar em torno de uma temática que interesse um maior número de pessoas. As pessoas que como você se deixam envolver com os problemas socioambientais do Brasil e do mundo, me ajudarão com esse efeito multiplicador que foge ao meu controle, embora "esse vento que sopra da alma humana do bem" vai espalhar o "pólen para reproduzir só coisa boa, o amor por exemplo, esse será o florescimento da alma. "A Sustentabilidade tem alma". Eu tenho amor a você e a minha família e desde cêdo a minha avó Olívia plantou humanidade em meu coração.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Nossa intenção é proporcionar aos leitores, uma experiência atualizada sobre os fatos globais que possam ser discutidos
e possam provocar reflexões sobre o modelo de sustentabilidade
que desejamos adotar para garantir agora e no futuro a qualidade
de vida para todas as espécies da Terra.