EMPREGADORES ABUSAM DE MILHÕES DE MULHERES DOMÉSTICAS EM ALGUNS PAÍSES DO ORIENTE MÉDIO.

Salina também se sente tensa, em um fim de tarde em Beirute. O tráfego está congestionado e a cidade encharcada de calor; os motoristas de táxi que congestionam as estradas são nervosos e impacientes, a jovem de 22 anos,  agora está ilegalmente no Líbano após fugir dos abusos cometidos por seus empregadores.

Antes de fugir, Salina (nome fictício ) era uma das 1,6 milhão de mulheres migrantes do Oriente Médio que viviam sob o patrocínio de kafala, um sistema que as vincula a um único empregador. Eles vêm de lugares como Etiópia, Filipinas e Bangladesh para trabalhar para famílias árabes como governantas, faxineiras, babás ou zeladoras.

                                                        


Ao vincular cada empregada doméstica a uma família, o sistema kafala dá aos empregadores o controle sobre o direito da mulher de viver e trabalhar no país. Eles não podem pedir demissão, mudar de emprego ou voltar para casa sem permissão da família que os contratou. Esse desequilíbrio de poder significa que o sistema está repleto de exploração e há infindáveis ​​relatos de abuso físico e sexual, até mesmo de assassinato .

No Líbano - onde as leis trabalhistas do país não se aplicam às trabalhadoras domésticas - as mulheres muitas vezes sentem que a única opção para escapar de empregadores abusivos é fugir. Mas a grande maioria dos empregadores confisca os passaportes e autorizações de residência de seus trabalhadores, portanto, a fuga os deixa sem papéis, colocando-os em risco de detenção ou deportação pelas autoridades.

“Eles se tornam criminosos quando fogem”, diz um representante da organização anti-kafala This Is Lebanon , que pede para não ser identificado caso sejam alvos de autoridades por seu ativismo.

Salina não pensou nas consequências antes de fugir. “Não foi planejado”, diz ela. “Eles estavam me batendo e eu apenas corri. Deixei tudo em casa, inclusive meu passaporte. ” Salina não tinha ideia de que ficaria presa no Líbano, sem conseguir encontrar trabalho alternativo ou deixar o país. 

Quando Salina, de 22 anos, chegou pela primeira vez ao aeroporto de Beirute vinda da Etiópia, ela ficou animada - ela pensou que sua vida mudaria para melhor. Existem mais de 100.000 etíopes no Líbano trabalhando como empregadas domésticas. Salina queria trabalhar para poder enviar dinheiro para casa para custear os estudos de sua filha.

O abuso não começou imediatamente. Primeiro, a Salina foi feita para limpar as máquinas do açougue da família, usando produtos químicos fortes sem luvas de proteção. Depois de uma semana, as mãos de Salina doíam. Depois de mais alguns, eles estavam vermelhos e em carne viva. 


Dentro de casa, levou cerca de um mês para a gritaria se transformar em violência. A esposa acusaria Salina de não trabalhar, dizendo ao marido para bater nela como punição. Em quatro meses, o marido regularmente ameaçava Salina com uma arma. Depois de seis meses, ele não precisava mais do incentivo da esposa. “Ele puxava meu cabelo, me batia, me chutava, me empurrava contra a parede e me batia com seu telefone”, diz ela. “Eu os odiava. Mas porque eu precisava do trabalho, continuei. ”
Bassam Khawaja , da Human Rights Watch em Beirute, diz que as trabalhadoras domésticas costumam relutar em denunciar abusos. “As autoridades libanesas têm um histórico de falha em garantir justiça para as trabalhadoras domésticas migrantes, falha em investigar adequadamente as alegações de abuso e em detenção e deportação arbitrária de trabalhadores”, disse ele.

Com um sistema legal manipulado a seu favor, os empregadores abusivos sentem que podem agir impunemente. Para as trabalhadoras domésticas, isso pode resultar em um sentimento de desesperança. Em 2017, duas trabalhadoras domésticas migrantes morreram todas as semanas no Líbano, uma tendência sombria que sugere altas taxas de suicídio ou tentativas de fuga malsucedidas.

Comentários

  1. Dentro de casa, levou cerca de um mês para a gritaria se transformar em violência. A esposa acusaria Salina de não trabalhar, dizendo ao marido para bater nela como punição. Em quatro meses, o marido regularmente ameaçava Salina com uma arma. Depois de seis meses, ele não precisava mais do incentivo da esposa. “Ele puxava meu cabelo, me batia, me chutava, me empurrava contra a parede e me batia com seu telefone”

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Nossa intenção é proporcionar aos leitores, uma experiência atualizada sobre os fatos globais que possam ser discutidos
e possam provocar reflexões sobre o modelo de sustentabilidade
que desejamos adotar para garantir agora e no futuro a qualidade
de vida para todas as espécies da Terra.