COMO TORNAR A CIÊNCIA DIVERSA E ACESSÍVEL A TODOS RESPALDANDO-ME NOS CAMINHOS QUE TRACEI.

A Ciência envolve várias áreas do conhecimento, desde a Astronomia, passando pela Química, Física, Biologia e tantas outras atualmente divididas em Ciências exatas, da natureza, biomédicas, quânticas. 

Seja qual for a área da Ciência, ela e somente ela pode responder aos jovens todos os " por quês" que não foram ou foram imcompletamente respondidos na fase infantil, aquela fase de descobertas em que tudo perguntam aos seus pais: Por quê isso, por quê aquilo, essas primeiras experiências de vida ainda inconscientemente científicas vão se esvaindo quando na escola são apresentados a outras descobertas e se dispersa na aprendizagem mais plural por vários motivos. Um deles, é por exemplo, o fato de no Brasil, menos de 2% das escolas não terem laboratórios de Ciências, a TV não passa mais aqueles episódios da exploração submarina ou do mundo animal, muitos países ainda são dependentes de outros que investem em Ciência pura ou até mesmo em biotecnologia ou biomimética. Revistas científicas não são mais publicadas no Brasil ( Ciência Hoje, Scientific América, Galileu agora voltou e apenas digital, mas decaiu).

                                                       

A mídia se preocupa muito agora com games, com IA, com realidade virtual.
As pessoas continuam a ter aquela característica peculiar e significativa da espécie H.sapiens que é a curiosidade e o prazer da descoberta, este fato pode ser constatado pela forma autônoma de que tantas pessoas procuram observar as estrelas e asteroides, o modismo do birdwhatch, a criação de pets, e os voluntários defensores da natureza, o movimento forte ambientalista no mundo.
As mulheres, os negros, os homossexuais e até os índios, todas as pessoas, sentem que a sociedade está criando uma "onda" de reafirmação de seus direitos igualitários e apenas não vislumbram a Ciência como opção por terem na realidade das cidades modernas onde vivem, um distanciamento dos fenômenos da natureza, que agora quando ocorrem, os assusta, e sem base, muitas vezes para entender tudo que se passa.
Acredito que países que possuem museus de História natural modernos e interativos, atraem milhares de jovens e nos finais de semana, eu vi e afirmo, Na Europa ficam lotados de famílias completas que se divertem. Antes do museu Nacional da Quinta da Boa Vista se incendiar, eu saia de casa para estudar lá naquele que foi o Palácio de D.Pedro II, levei muitos alunos da escola municipal em excursões, eles adoravam ver e querer saber sobre múmias, dinossauros e sobre insetos luminescentes.

Agora, que me lembrei, fiquei com os olhos cheios d'água ao me lembrar de tantas visitas à tarde no museu que eu ia a pé, dos estágios não remunerado no laboratório Central Noel Nutels em bacteriologia e parasitologia por um ano, do projeto Cabo Frio em Biologia Marinha que concentrava jovens do Brasil inteiro e de países da América do Sul, era uma confraternização, foram quase 30 congressos, eu juntava minha mesada para ir ao congresso de Maringá só para fazer o curso do prof. JOSÉ LUTZEMBERG. 
Em todas as jornadas, eram centenas de jovens querendo ser cientista,mas infelizmente, da minha turma de formandos em Biologia, somente eu e o Gutemberg entre 38 alunos da turma, seguiram como professores. Hoje, o nosso país oferece mais oportunidades, ainda assim, se um jovem desejar ser cientista, deve ter condições de se formar lá fora. Aqui, o aluno só consegue, com indicação e eu perdi muitas chances por ser um sujeito simples, atencioso mas sem ser pucha-saco. Tenho muitas estórias para contar e a bela Ciência que os jovens precisam acessar deve ser oferecida democraticamente aos jovens que amam buscar as respostas para tecer o desenvolvimento científico. 

"A Ciência não precisa ser engraçada, ela é como um túnel escuro que você entra e vai pedindo passagem até ver a luz que é a solução do seu problema". 
Quando eu me formei na graduação, meu avô Edgard, me deu de presente o busto de ferro com uma base de mármore que ele guardava em sua estante, era de Louis Pasteur. Foi maravilhoso saber que ele foi o " pai da microbiologia". Essas coisas incentivam os jovens, a biografia de grandes cientistas serve para mostrar os acertos e desacertos para avançar na Ciência, da mesma forma que na vida de qualquer pessoa.

Comentários

  1. "A Ciência não precisa ser engraçada, ela é como um túnel escuro que você entra e vai pedindo passagem até ver a luz que é a solução do seu problema".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Nossa intenção é proporcionar aos leitores, uma experiência atualizada sobre os fatos globais que possam ser discutidos
e possam provocar reflexões sobre o modelo de sustentabilidade
que desejamos adotar para garantir agora e no futuro a qualidade
de vida para todas as espécies da Terra.